terça-feira, 18 de agosto de 2015

Copo comestível pode substituir descartáveis

Copos Comestíveis?

Copo descartável, que gera lixo e demora centenas de anos para se decompor, oucopo de vidro, que constantemente precisa ser lavado com água e detergente? Em meio às discussões sobre a forma mais sustentável de consumir líquidos, o escritório de design norte-americano The Way We See The World* desenvolveu um copo que pode, finalmente, encerrar esse debate: o Jelloware.
Feito de ágar-ágar, um tipo especial de gelatina de algas, o copo é comestível e, por isso, resolve todos os problemas relacionados à produção de lixo, desperdício de água e poluição, debatidos no consumo dos demais tipos de copo.
Coloridos e maleáveis, os Jellowares são fabricados em três versões – limão e manjericão, gengibre e hortelã e alecrim e beterraba –, dando ao consumidor a chance de escolher o sabor que melhor combina com a sua bebida.
O produto só requer dois cuidados: se não for consumido imediatamente, ele deve ser guardado na geladeira, ao invés do bom e velho armário de louças, e a sua ingestão deve ser controlada. Isso porque, segundo os fabricantes, comer mais do que três Jellowares por dia pode trazer prejuízos à saúde, já que o ágar-ágar possui propriedades laxativas.
Mas quem não quiser correr o risco de passar o resto do dia no banheiro ou estiver de regime, não precisa comer o copo: o Jelloware é biodegradável e, por isso, segundo os fabricantes, pode ser enterrado em qualquer área verde, que se transformará em adubo para as plantas. Boa ideia ou não?
Fotos: Divulgação

por: Débora Spitzcovsky - 04/05/2011 às 08:00

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/copo-comestivel-alga-pode-substituir-descartaveis-288602/

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Serpente do Faraó


Serpente do Faraó: Química – 9º Ano




Assista ao Vídeo!



Neste experimento vamos fazer a tão famosa Serpente do Faraó! Um dos experimentos mais legais e clássicos da Química, mas temos que lembrar que a segurança vem em primeiro lugar! Este experimento pode ser feito em casa, mas oferece riscos e deve ser acompanhado por um Adulto Responsável!

1.      Material Necessário:
·4 Colheres de sopa de Açúcar;
·1 Colher de Sopa de Bicarbonato de sódio;
·Álcool (ou fluido de isqueiro);
·Aproximadamente 1 kg de Areia;
·Forma de alumínio ou de material que não quebre ou derreta com calor;
·Liquidificador;
·Garrafas PET.

2.      Procedimento:
Este experimento pode ser feito em casa, mas É OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DE UM ADULTO RESPONSÁVEL! O ÁLCOOL É RESPONSÁVEL PELA MAIOR PARTE DOS ACIDENTES DOMÉSTICOS ENVOLVENDO PRODUTOS DE LIMPEZA!
·         Coloque um balde com água ou extintor próximo antes de começar o experimento.
·         Colocar o açúcar e o bicarbonato no liquidificador e misturar bem;
·         Adicionar essa mistura ao bico de uma garrafa PET até cobrir toda a parte de rosquear.
·         Adicionar algumas gotas de Álcool e misturar com um palito ou objeto fino;
·         Com o cabo de alguma ferramenta ou Pilão prensar a mistura, aguardar secar e retirar cuidadosamente formando uma espécie de torrão de açúcar;
·         Cobrir a Forma com areia formando um pequeno monte;
·         Adicionar álcool no ápice do monte de areia;
·         Colocar os “torrões” sobre essa areia com álcool em um ambiente adequado como uma Capela de Laboratório, ou ao ar livre. (essa parte necessita do auxílio de um responsável maior de idade)
·         Remova todo e qualquer líquido ou material inflamável.
·         Com auxílio de um fósforo acenda o fogo de uma distancia segura. (Peça ajuda de um adulto)
·         Observe o resultado de uma distância segura.

3.      Explicação:
O que faz a “serpente subir” é a combustão da sacarose (C12H22O11), que é o nome químico do açúcar de cozinha. Quando ele queima, parte é transformada em gás carbônico e outra em água. Porém, uma porção do carbono fica e cresce formando a serpente.
O bicarbonato de sódio, ao ser queimado, se decompõe em água e gás carbônico. Esse gás faz com que o carvão formado se expanda aumentando de volume. O Volume dos produtos é maior que o volume dos reagentes.
Fotos:







4.      Referência Bibliográfica:

·         Retirado de: http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=204
Dia 07/08/2015 às 16h00min

Dia 07/08/2015 às 16h00min

sábado, 1 de agosto de 2015

Vocês Conhecem todos os Estados da Matéria?

Os sete estados da matéria (6º ano)

Até Einstein iria pirar!!! 
É pessoal sabe aquela história dos três estados físicos da matéria? Está ultrapassada. Desde 2003 considerava-se a existência de seis estados físicos possíveis para a matéria, agora já descobriram mais um. Com certeza com a evolução da ciência iremos descobrir novas formas de arranjo para a matéria o que é excelente, pois permite ao homem desenvolver novas técnicas de produção e transferência de energia, além de nos ajudar a entender melhor como é formado o universo.

Olha só os sete estados considerados até hoje:

1º estado: No estado sólido considera-se que a matéria do corpo mantém a forma macroscópica e a posição relativa de sua partícula. É particularmente estudado nas áreas da estática e da dinâmica.
2º estado: No estado líquido, o corpo mantém a quantidade de matéria e aproximadamente o volume; a forma e posição relativa da partículas não se mantém. É particularmente estudado nas áreas da hidrostática e da hidrodinâmica.
3º estado: No estado gasoso, o corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume. É particularmente estudado nas áreas da aerostática e da aerodinâmica.

4º estadoO Plasma (ou quarto estado da matéria) está presente principalmente nas televisões de LCD ou cristal líquido, ou ainda chamadas de “TVs de plasma”. Neste estado há uma certa “pastosidade” da substância, que permite uma maior e melhor resposta quando recebe informações decodificadas pelos feixes de luz emitidos pelos componentes da TV. É sabido que qualquer substância pode existir em três estados: sólido, líquido a gasoso, cujo exemplo clássico é a água que pode ser gelo, líquido a vapor. Todavia há muito poucas substâncias que se encontram nestes estados, que se consideram indiscutíveis a difundidos, mesmo tomando o Universo no seu conjunto. É pouco provável que superem o que em química se considera como restos infinitamente pequenos. Toda a substância restante do universo subsiste no estado denominado plasma 


5º estado: O Condensado de Bose-Einstein é o quinto estado da matéria, e é obtido quando a temperatura chega a ser tão baixa que as moléculas entram em colapso. O condensado de Bose-Einstein é uma coleção de milhares de partículas ultra-frias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo.

6º estadoGás Fermiônicodiferentemente do condensado de Bose-Einstein nesse estado as partículas apesar de estarem a baixissimas temperaturas ainda se comportam isoladamente, ou seja, as partículas são solitárias e não se comportam como um condensado perfeito (completamente unidas).
7º estado: Superfluido de polaritons. Trata-se de um material sólido preenchido com uma série de partículas de energia conhecidas como polaritons. Os polaritons foram aprisionados e tiveram sua velocidade diminuída no interior do novo material. Este estado da matéria até agora desconhecido, introduz um método radicalmente novo tanto para mover energia de um ponto a outro, quanto para gerar um feixe de luz coerente - um laser - utilizando uma quantidade muito pequena de energia.


Informações retiradas de: http://biomauro2009.blogspot.com.br/2009/07/os-sete-estados-da-materia-6-ano.html
Acessado: 01/08/2015 - 20:00hs