domingo, 24 de março de 2013

Inflamação Óssea - Infecção - Osteomielite

Veja a matéria completa:

FONTE: http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/abc-saude-infantil/o/osteomielite/


O que é a osteomielite? Quantos tipos existem?
A osteomielite é definida por um processo inflamatório de origem infecciosa que acomete o canal medular ósseo e seus componentes, atingindo subsequentemente a camada compacta e esponjosa do tecido. Existem 3 (três) tipos de osteomielite, sendo:
• Osteomielite Aguda: desenvolvimento de processo inflamatório em média depois de duas semanas de uma infecção inicial, causada por lesão ou presença de doença infecciosa sistêmica;
• Osteomielite Subaguda: o processo inflamatório ósseo ocorre aproximadamente em dois meses após a infecção inicial, também causada por lesão ou doença infecciosa sistêmica;
• Osteomielite Crônica: o processo inflamatório ósseo ocorre aproximadamente depois de dois meses ou mais após uma infecção inicial.

Quais são as causas?
A osteomielite é causada por bactérias, podendo ter como causa também fungos e vírus. Desta maneira a osteomielite pode se originar de uma infecção preexistente que se espalha pelo corpo  através do sangue. A inflamação óssea pode ocorrer também após fraturas abertas ou após cirurgias com ou sem presença de implantes ou próteses. Pacientes diabéticos são geralmente suscetíveis ao desenvolvimento da osteomielite, pois o suplemento sanguíneo é reduzido em algumas regiões dos ossos, propiciando um perfeito ambiente para proliferação bacteriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário