terça-feira, 4 de setembro de 2012

Xenical - Medicamento para Emagrecer - Bioquímica

Xenical (orlistat)
 Xenical é um inibidor específico das lipases de triacilglicerol (pancreática e gástrica), utilizado em tratamento de emagrecimento. O princípio ativo de Xenical é a molécula (S)-2-formilamino-4-metil-ácido pentanóico (S)-1-[[(2S, 3S)-3-hexil-4-oxo-2-oxetanil] metil]-dodecil  ester,  também  conhecida  por  orlistat  (nome  genérico).  Sua fórmula estrutural pode ser visualizada na Figura 1.1.
Mecanismo de ação
 As lipases são enzimas que catalisam a reação de hidrólise de triacilgliceróis, resultando em glicerol e ácidos graxos livres, possibilitando que estes sejam absorvidos. Os produtos da digestão lipídica que ocorrem no estômago são emulsificados pelos sais biliares, facilitando sua digestão duodenal e, portanto, sua absorção.   Orlistat é um inibidor irreversível de lipases. Ele exerce sua atividade terapêutica no lúmen do estômago e intestino delgado (Figura 1.2) ao ligar-se covalentemente aos resíduos de serina do sítio ativo das lipases gástricas e pancreáticas. Com o sítio ativo ocupado, as enzimas não são mais capazes de hidrolisar a gordura alimentar.
Como na presença de orlistat as moléculas de triacilglicerol não são absorvidas pelo organismo, o déficit calórico resultante pode ter um efeito positivo no controle de peso. A absorção sistêmica da droga não é necessária para sua atividade, pois o Xenical não é absorvido (97% é eliminado nas fezes) e, deste modo, efeitos sistêmicos, com exceção de problemas gastrointestinais, não são esperados. Estudos em pacientes com a terapia de Xenical com mais de dois anos de acompanhamento mostram uma perda média de peso de 10%.
 O uso de Xenical faz com que parte da gordura alimentar não seja digerida ou absorvida, sendo seu destino final, a excreção. Se um paciente recebe uma dieta muito gordurosa, o uso deste medicamento resultará numa diarréia.  Esse efeito colateral indesejado, muitas vezes fará com que o paciente diminua a ingestão de gordura. Uma educação alimentar e, claro, a ausência de problemas clínicos causados pela droga é necessária para o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário